Reciclagem de Pais
I. Eu devo respeitar os limites
É importante que entendamos que existem limites a serem respeitados na educação e no relacionamento com filhos.. e é muito importante entendermos isso… Cada criatura tem seus limites, cada um reage de uma forma diante da mesma exposição, cada um desenvolve uma maneira de viver e perceber as coisas quando não entendemos os limites nos tornamos controladores… e isso é muito ruim em uma relação de pais e filhos…
Se há sensibilidade de minha parte para isso, eu respeito o fato de que meus filhos tem limites em diferentes áreas de suas vidas. Por exemplo, eles tem limites em sua…
i. Da Personalidade
Já vimos que cada filho é singular lembra? Cada um reage de uma maneira ao mesmo estímulo isso se deve em parte as particularidades de sua personalidade… veja o que significa isso, vamos ao dicionário
Michaelis . Personalidade. Qualidade do que é pessoal,caráter essencial e exclusivo de uma pessoa, Aquilo que a distingue de outra, (psicologia) individualidade consciente, pessoa.
Neste particular devemos estar atentos ao fato de que precisamos respeitar e ao mesmo tempo estabelecer limites. Não permita que a personalidade de seus filhos, seja ela frágil ou ou fortalecida , possa prejudicar o futuro de suas vidas…
Uma personalidade frágil precisa ser fortalecida e se fortalece com presença, apoio, palavras, atos e muito respeito.
Você respeita os traços de timidez de seu filho e não explora isso. Você trabalha para ajudá-lo, para fazê-lo ver que é possível administrar timidez, e em cada passo de vitória nesse particular você valoriza, destaca e aos poucos, mesmo ele não se livrando da timidez totalmente pode superá-la e conviver com ela regularmente
Por outro lado você estabelece limites para este comportamento tímido. Você não vai simplesmente compreender que seu filho nunca sai de casa, nunca conversa com ninguém, que não tem amigos, que está sempre fora da turma. Isso precisa ser observado de perto.
Você não vai valorizar isso e não vai valorizar quando o estudo, a leitura, a TV, filmes etc.. estejam tomando conta da vida dele(a) ao ponto de perceber que a realidade deles são estas figuras utópicas, suas paixões são platónicas e seus amigos apenas virtuais.
Timidez não é o fim do mundo mas precisa ser observada e os limites de um lado e de outro devem ser colocados ou respeitados. Mas lembre-se personalidade é o ser da pessoa e é exclusivo e por isso deve ser bem compreendido

ii. Das Decisões
Uma das difíceis coisas na vida de ser pai e mãe é isso, respeitar as decisões dos filhos.faça um exame de sua experiência nessa área e veja se não houve situações onde foi necessário respeitar as decisões dos filhos e quando não se respeitou gerou stress familiar, senão outros problemas mais graves. A Bíblia mostra a história de um jovem que decidiu solicitar a herança de seu pai em vida. O pai , respeitou a decisão do filho e mesmo tendo desdobramentos que conhecemos e que se resolveu pelo coração misericordioso do pai, a decisão foi respeitada.

O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Lc 15:12

Quantas vezes você se viu em situações onde precisou respeitar a decisão de um filho?
Neste particular eu preciso também tanto respeitar como em outros casos estabelecer limites.
Não é correto quando você sempre decide por seus filhos, sempre se adianta e sempre escolhe aquilo que lhe agrada. Isso bloqueia a oportunidade dele escolher certo ou escolher errado e aprender em ambas as situações. Aqui, vai necessitar respeito.
Mas você sabe que é comum os pais decidirem por onde o filho deve ir sempre. Quantos pais que não conseguiram se formar em medicina por ex. impõem aos seus filhos que eles sejam médicos? Advogados etc. Nossas frustrações servem de combustível para alimentarmos a carreira de nossos filhos e olharmos no espelho como vitoriosos dizendo “eu não fui Dr, mas meu filho vai ser…”
Quanta frustração seria gerada se aquela decisão não fosse tomada. Ao mesmo tempo, precisaremos colocar limites nesse mesmo caso. Pela nossa experiência, vivência etc. sabemos que a vida não permite atalhos, atalhos podem facilitar por um momento mas trazem consequências. E com nossa experiência podemos ajuda´-los a evitar os atalhos e os caminhos aparentemente mais fáceis.
Mas a tendência é dizer que porque já viveu mais sabe o melhor e então decide pelo filho, as vezes ajuda, mas não é sempre. Eu poderia contar casos aqui que você consideraria talvez estúpido demais para alguém racional, mas ocorrem e não são poucos
iii. Dos temperamentos
Temperamentos são estudados e conceituados desde muito tempo… inicialmente se trabalhava com 4 possibilidades, e até hoje se acredita que isso cubra a maior parte dos temperamentos…
Colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo
Nem todos tem os mesmo temperamento e precisamos por isso respeitá-los e assim mesmo com os demais… cada temperamento tem suas particularidades e precisa de atenção especial e diferenciada
Michaelis: Temperamento. Conjunto das disposições orgânicas de um indivíduo,caráter constitucional, moral, génio, índole, comedido, moderação, temperança
Temperamento tem a ver com a minha reação diante dos fatos, a minha postura diante de cada situação. Cada pessoa precisa saber que o mundo não gira em torno dela, que ela não pé o centro de todas as atenções e que deverá haver sempre esforço da parte dela para viver melhor.
Quando não colocamos limites no temperamento das crianças elas crescem insuportáveis, donas de cada situação.
Pais corrijam e atentem para os excessos no comportamento temperamental de seus filhos antes que eles pensem que em todas as situações , tudo tem que se adequar a eles e da maneira que eles sejam… Por fim preste atenção nessas considerações na hora de colocar limites
a) Reconhecer que dificuldades não são por culpa dos filhos (contestar os limites é uma atitude normal em crianças e adolescentes).
b) Ter muita paciência, persistência e dedicação. É preciso ser mais persistente que a criança.
c) Ter afeto e amor incondicional, mesmo nas horas mais difíceis.
d) Reconhecer que educar é um processo longo, repetitivo e cujos resultados não são imediatos.
f) Reconhecer as próprias limitações (os erros, o fato de algumas vezes estar cansado e que é normal perder a calma em algumas situações).
g) Combater o sentimento de culpa por não atender a todos os desejos dos filhos.

II. O que eu faria se fosse criar meus filhos hoje? 10 possibilidades

i. Eu me informaria mais a respeito de como criar filhos
ii. Eu investiria mais de meu tempo de qualidade com eles
iii. Eu teria tido mais paciência com eles
iv. Eu teria orado mais por eles e com eles
v. Eu teria orientado melhor no caminho da fé
vi. Eu teria falado mais francamente a respeito desse mundo
vii. Eu teria sido menos severo nas disciplinas e mais compreensivo nas suas dificuldades
viii. Eu teria respeitado mais seus limites
ix. Eu teria amado mais meu cônjuge
x. Eu teria me preocupado mais em ser um exemplo para eles

Pin It on Pinterest

Shares
Share This