+55 81 30932991 contato@migueluchoa.com

Uma de nossas tarefas como seres humanos foi dada por Deus desde o início.. Crescer e multiplicar . Mas o que eu me pergunto nestes “Tempos difíceis” é crescer como ? e multiplicar o quê? Apenas estes dois aspectos já nos são suficientes para refletirmos um pouco na realidade da vida, nos rumos da sociedade e no bem da humanidade.
Crescer não tem sido uma tarefa fácil, crescer significa ter energia suficiente para sair de uma estágio para o outro. Essa energia deve nos mover, nos motivar , nos “ energizar”! pois os obstáculos estarão surgindo em cada situação.
Se você deseja criar uma família com valores cristãos, com estabilidade emocional, com firmeza de valores morais e com uma espiritualidade equilibrada… prepare-se esteja firme e tenha certeza que você estará remando contra uma forte maré, um verdadeiro Tsunami que se levanta contra tudo isso.
Caso você ache que criar filhos e edificar uma família é algo que segue uma tendência e que acontece naturalmente, lamento, seguindo assim você verá logo adiante os frutos que colherá. Mas entre nessa reflexão de coração aberto e veja a sua responsabilidade em criar, educar e preparar filhos que possam passar adiante os valores recebidos e edificarem também uma família estável e moralmente sadia.
Os tempos São difíceis: sim, muito, mas para nós que cremos no poder e na misericórdia de Deus a Bíblia nos exorta de que “ Se Deus é por nós quem será contra nós?” . Mas lembre-se, isso não lhe livra das responsabilidades. Criar filhos cristãos, não é simplesmente doutriná-los biblicamente, ensinar versículos, fazer estudos bíblicos… criar filhos é ensinar e a melhor maneira de ensinar e estar junto em todos os momentos e situações possíveis e aproveitar cada chance.
Foi assim que Jesus fez, olhe os lírios do campo… e ensinava sobre a provisão de Deus, lavou os pés dos discípulos e ensinou sobre liderança que serve… E nós? Como estamos fazendo? Existem inúmeras oportunidades diante de nós a cada dia que podem ser usadas para ensinar as coisas corretas aos nossos filhos.
A TV mostra cenas detestáveis todos os dias e em cada uma delas podemos ensinar valores. Mostra jovens embriagados e festejando quase que orgias abertas..podemos aproveitar a cena para perguntar se isso é o ideal, se esse é o propósito da vida, se é isso que traz felicidade? Mostra com aplicação que a Bíblia diz que não devemos nos embriagar pois isso faz mal a saúde física, mas também emocional e pode se tornar um problema sério na vida…
A TV mostra como normal e aceitável um relacionamento homossexual dizendo que nasceram assim e assim devem seguir etc… podemos aproveitar esses momentos para dizer que isso é uma disfunção que a bíblia mostra que Deus criou homem e mulher e que o que acontece hoje é fruto do desvirtuamento do pecado e traz malefícios a vida e desequilíbrio emocional
A TV mostra um programa que se chama de “ amor me sexo” e é possível que seus filhos adolescentes queiram assistir..assista com eles e mostre que o que se vê é sexo e que amor é algo muito superior . Mostre que Deus fez o homem para a mulher em um relacionamento de amor, que inclui o sexo, mostre o livro de cantares coma beleza de uma relação de amor verdadeiro. É uma oportunidade de mostrar que sexo sem amor é uma atividade fisiológica, que traz satisfação momentânea, mas via de regra prejuízos e perdas no futuro breve….
A TV mostra um programa, com um apelo jovem que trata da vida de uma menina chamada Aline que possui dois namorados, é apaixonada por ambos e tenta mostrar que isso é aceitável e depende do ponto de vista de cada um. Veja a sutileza do que se apresenta, para uma faixa etária que está ainda descobrindo o amor.. digo amor, porque sexo eles já descobriram faz tempo. E podem ser influenciados a imaginar que amor é isso mesmo. É uma chance que você tem de mostra o conceito de adultério, traição, fidelidade e o verdadeiro amor…
Eu poderia listar tantos outros fatos… mas me interessa dizer a você o seguinte citei apenas alguns momentos que ele passará diante da TV, das novelas, das armações e que na sua ausência isso será absorvido.
Mas além desse momento, existem tantos outros momentos de onde você pode tirar os ensinamentos para ensina-los sobre os valores da vida, de Deus e da Família.
Mas se você se senta com eles(as) e aproveita para rir dos absurdos e despreza as oportunidades as consequências virão adiante… por isso esteja atento a cada oportunidade e ensina teu filho(a)
ABOUT THE AUTHOR
admix