+55 81 30932991 contato@migueluchoa.com

 

WhatsApp Image 2017-11-15 at 09.28.33

Sou Bispo da Igreja Anglicana no Brasil – Diocese de Recife e Reitor da PAES, Paróquia Anglicana Espírito Santo em Piedade Jaboatão dos Guararapes PE. Quero expressar nossa posição para que sempre haja clareza nos fatos. A igreja Anglicana não tem uma palavra única, não tem um Papa infalível e nem a palavra de seus lideres representam o pensamento da igreja como um todo. O movimento liberal existe em algumas províncias, mas o GAFCON (ABAIXO EXPLICADO) Representa mais de 80% da membresia da Comunhão Anglicana, existindo outras províncias que não são ainda parte desse movimento, mas que seguem a ortodoxia bíblica. Em recente declaração o Arc. Justin Welby, mais uma vez negou sua origem evangélica ortodoxa e cedeu ao espírito do século ao invés de seguir o Espírito de Deus. Reiteramos a nossa posição contra homofobia enquanto reafirmamos a sã doutrina apostólica cristã. Welby representa uma parcela da igreja NA Inglaterra e uma outra mínima da Comunhão Anglicana. A ideologia de gênero é uma falácia, anti cientifica, e anti cristã. Veio para desconstruir a família e a sociedade. Como Igreja Anglicana no Brasil – Diocese de Recife, afirmamos que a posição do Arcebispo Welby não nos representa.
Abaixo um esclarecimento sobre o GAFCON editado de uma postagem de nosso clérigo o Rev EricRodrigues. Pastor da Igreja Anglicana Ancora em Vitória do Espírito Santo

Há cerca de 85 milhões de cristãos na Comunhão Anglicana mundial espalhados por 38 igrejas regionais, conhecidas como Províncias. GAFCON é um movimento global dentro da Comunhão que representa a maioria de todos os anglicanos.
Cada província anglicana é liderada por um Primaz (arcebispo), oito dos quais são partidários ativos do GAFCON. Essas províncias são, portanto, consideradas como províncias do GAFCON. Existe uma nona Província GAFCON, a Igreja Anglicana na América do Norte, que está emergindo dentro da Comunhão Anglicana como igreja ortodoxa nos Estados Unidos, Canadá e México. Isso ocorre porque as províncias históricas nesse continente, a Igreja Episcopal (TEC) e a Igreja Anglicana do Canadá (ACoC) abandonaram a ortodoxia anglicana baseada na Bíblia.
Existe ainda a Igreja Anglicana no Brasil- Diocese de Recife, que é uma Província em formação e é membro pleno do GAFCON. Ela existe pela razão da província histórica do Brasil, IEAB, também ter abandonado a ortodoxia e a doutrina histórica cristã, além de descumprir as resoluções da Comunhão Anglicana quanto a sexualidade humana decisão da maioria esmagadora de todos os bispos anglicanos no mundo Na Conferencia de Lambeth de 1998.
Res. 1.10 Esta Conferência:
a. Recomenda à Igreja o relatório de subseção sobre a sexualidade humana;
b. Tendo em vista o ensino da Escritura, mantém a fidelidade no casamento entre um homem e uma mulher em união ao longo da vida, e acredita que a abstinência é ideal para aqueles que não são chamados para o casamento;
c. Reconhece que há entre nós pessoas que têm uma orientação homossexual. Muitos deles são membros da Igreja e estão buscando o cuidado pastoral, o sentido moral da Igreja, o poder transformador de Deus para as suas vidas e a ordenação dos relacionamentos. Comprometemo-nos a ouvir a experiência de pessoas homossexuais e queremos assegurar-lhes que são amadas por Deus e que todos os batizados, acreditando e as pessoas fiéis, independentemente da orientação sexual, são membros plenos do Corpo de Cristo;
d. Enquanto rejeitamos a prática homossexual como incompatível com a Escritura, conclamamos a todo o nosso povo a ministrar pastoral e sensívelmente a todos, independentemente de sua orientação sexual, e condenamos o medo irracional de homossexuais, a violência dentro do casamento, e qualquer banalização e comercialização do sexo;
O movimento GAFCON é uma família global de anglicanos autênticos que estão juntos para reter e restaurar a Bíblia ao coração da Comunhão Anglicana. Nossa missão é proteger o evangelho imutável e transformador de Jesus Cristo e proclamá-lo ao mundo. Estamos fundados na Bíblia, unidos pela Declaração e Declaração de Jerusalém de 2008 e liderados por um Conselho de Primazes , que representa a maioria dos anglicanos do mundo.
GAFCON trabalha para proteger e proclamar o Evangelho imutável e transformador através de pregações e ensinamentos bíblicos que libertam nossas igrejas para fazer discípulos por um testemunho claro e certo de Jesus Cristo em todo o mundo.
A jornada da GAFCON começou em 2008, quando o compromisso moral, o erro doutrinal eo colapso do testemunho bíblico em partes da comunhão anglicana chegaram a um nível tal que os líderes da maioria dos anglicanos do mundo sentiram que era necessário tomar uma posição unida pela verdade . Uma multidão de mais de mil testemunhas, incluindo primatas, arcebispos, bispos, clérigos e líderes leigos reunidos em Jerusalém para a Conferência Anglicana do Futuro Global (GAFCON).
A segunda conferência, GAFCON 2013, foi realizada em Nairobi, no Quênia em 2013, na qual mais de 1.300 delegados de 38 nações e 27 províncias da comunhão anglicana estavam presentes. A reunião deu aos Primatas um mandato, através do Comunicado e Compromisso de Nairobi, para levar adiante o trabalho do movimento GAFCON.
Em junho de 2018 a terceira Conferencia GAFCON acontecera em Jerusalém e receberá cerca de 3.000 líderes anglicanos de todo mundo, entre bispos, pastores(as) e leigos.
Buscamos a oração e o apoio de anglicanos em todo o mundo que desejam um testemunho claro e certo de Jesus Cristo como Senhor.

Revmo. Miguel Uchoa

ABOUT THE AUTHOR
Miguel Uchôa

Miguel Uchôa Cavalcanti é bispo anglicano da Diocese do Recife (PE) e reitor da Paróquia Anglicana Espírito Santo (PAES), na cidade de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, desde 1996, quando a fundou. Bacharel em Teologia com pós-graduação pelo Seminário Teológico Batista do Norte. Engenheiro de Pesca com especialização em Israel, China e Brasil. É casado com Valéria e pai de Gabriel e Matheus.