+55 81 30932991 contato@migueluchoa.com

corrupção_texto-300x200
O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado. (provérbios 14:31)

 
Segundo escutei em palestra ministrada pelo procurador da República Dr Deltan Dallgnol, coordenador da Operação Lava Jato”, a corrupção drena anualmente do Brasil recursos que poderiam triplicar os investimentos em saúde, segurança, educação e construir uma escola para centenas de alunos em pelo menos cada uma as cidades brasileiras. Estes são dados alarmantes.
 A alma humana não é algo simples de se compreender. A lógica, o óbvio nem sempre estão associados à direção que nosso ser interior toma. A bíblia nos admoesta: Quem guarda o mandamento guarda a sua alma; mas aquele que não faz caso dos seus caminhos morrerá.Pv 19:16
A contradição de uma criatura, criada à imagem e semelhança de um ser cheio de amor e misericórdia, mostra o quanto ela está dissociada de seu “projeto original”. Fomos criados para viver como seres sociais, o isolamento não é, absolutamente, a nossa principal característica.      Paulo nos exorta: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. Ef 2:10
Fomos criados por Deus para servir, o grande mandamento nos lembra que o amor ao próximo deve ser na mesma dimensão e intensidade  do amor que temos a nós mesmos. Mt 22:39. Lamentavelmente a sociedade humana não caminha assim.
O Brasil tem assistido com tristeza o quanto a lei da vantagem é uma prática maligna. A corrupção não tem bandeira, ela está impregnada na mente pervertida. O maior programa social do governo brasileiro, ampliado de outras gestões, e que potencialmente pode alcançar o miserável, é hoje alvo da lei da vantagem. Pessoas bem de vida, boas moradias, carro na garagem, salário no bolso… e um cartão do bolsa família na carteira para sacar alguns reais por mês, roubados de alguém que vive na miséria, dorme no chão, que não tem um caderno para estudar ou gás para cozinhar seu feijãozinho.
O que leva alguém a conseguir dormir em paz, mesmo com este peso que deveria incomodar suas consciências, a adormecer sabendo que está roubando o miserável, retirando da boca de quem nada tem , motivado pelo levar vantagem? Assistimos hoje um outro capítulo de uma antiga novela, a corrupção chegou em quem mais a combateu e em quem mais hasteou a bandeira da integridade e da ética. Agora são milhões de reais, são malas que circulam para lá e para cá… Pastores parlamentares envolvidos, propina circulando em todos os níveis, o caos ético está implantado solidamente na nação.
Esses são os recursos que deveriam estar indo encontrar aquela família miserável que se abriga  em algo que alguém ousa chamar de casa, que divide uma panela de feijão feito na água e no sal com dezenas de membros daquela choupana. Esses são os recursos que auxiliariam a retirar as crianças das ruas, a dar dignidade a desempregados, a cumprir o papel social de uma nação que em seu hino afirma ser um gigante, que se orgulha de estar entre as 10 maiores  economias do planeta, mas que somente está a frente de Serra Leoa e do Haiti e outros “imergentes” como a nação que pior distribui a sua renda.
A presidente, eleita no compasso das mudanças e no ufanismo de entender que o Brasil foi descoberto em 2003,  “herda” uma ambição pelo projeto de poder e esconde as dificuldades do pais para apenas, se eleger mais uma vez. E, claro vai ter muita dificuldade de se livrar de sua própria herança, e daquela já  herdada de seu antecessor que sabia muito bem confundir governabilidade com cumplicidade. São ministérios, parlamento, empresas públicas e privadas que tem uma relação maligna com o poder e que a cada dia estão na mídia, em destaque por corrupção e por arrumações política. Estamos em uma lama, um charco de corrupção. Peço a Deus, porque se não for isso, pediria a quem? que Ele possa de fato livrar o pais desse mal que nos consome.
É lamentável assistir aos  militantes, alguns ingenuamente na ignorância, ainda defendendo alguém que pediu “esmola” para pagar sua fiança enquanto recebia milhões de propina de outra ação de corrupção em suas contas. Estes mesmos ingênuos(?) militantes são os que insistem em postar nas redes sociais a defesa do indefensável usando do instrumento de que esse mal chamado corrupção não nasceu ontem, isso violenta minha capacidade de inteligência, por favor… não estamos tratando de quem é mais ou menos corrupto isso é um valor absoluto, ou sou, ou não sou…
Os que levantam a voz contra a corrupção muitas vezes entregam propina para se livrar de uma multa, o agente publico corruptor faz terror quando lhe aborda dizendo “olha a multa é muito alta.. quer soprar mesmo? Certa vez abordado por um desses agentes ouvi isso em tom de ameaça, ao que respondi : senhor cumpra o seu papel agilmente, deixe-me soprar isso pois tenho pressa” o agente se sentiu ofendido com minha determinação…
Confessos cristãos, pagãos, ateus, ricos, pobres, políticos, empresários… estes agentes corruptos e corruptores estão em todo canto.
Jesus diagnosticou isso assim: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mt 15:8. A igreja está aqui para anunciar o evangelho, e denunciar estes atos desumanos , ela está aqui para ser agente de transformação na sociedade.
Imagino que deve ser difícil para alguém que apostou tudo em um voto digitado na urna, e estar assistindo o seu “sonho” ideológico sendo desmascarado. A esses resta a humildade de assumir que se enganaram e o consolo de saber que a corrupção não tem partido, nem religião, nem misericórdia.

ABOUT THE AUTHOR
admix